top of page

Entre os distritos que compõem a Gerência, o distrito Glória é o que apresenta a população mais jovem, seguido do distrito Cruzeiro.

 

Gráfico 1 - Total de crianças de 0 a 17 anos incompletos por distrito:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: IBGE 2010 apud ASSEPLA, em outubro de 2013.

 

Sífilis Congênita

Em 2011, o total de casos de sífilis congênitas na região foi de 50 recém nascidos, sendo o maior número de casos registrados no distrito Cruzeiro (35 casos), seguido por Glória (11 casos) e Cristal (4 casos), porém, para o cálculo de incidência faz-se necessário observarmos o número de nascidos vivos das regiões. A região de Cristal (95 nascidos vivos no período) foi a região com a maior incidência (42,11 casos de sífilis congênita para cada mil nascidos vivos) (PORTO ALEGRE, 2013).

 

Gráfico 2 – Incidência de Sífilis congênita nos distritos Glória, Cruzeiro e Cristal e em Porto Alegre, no ano de 2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: SINAN/EVDT/CGVS/SMS.

 

As regiões Cristal e Cruzeiro (incidência de 28,20 e total de 1241 nascidos vivos no período) estão entre as cinco maiores incidências de sífilis congênita da cidade, seguidas por Ilhas (27,78), Lomba do Pinheiro (26,60) e Nordeste (25,55). Por outro lado, a região Glória (909 nascidos vivos no período) apresentou uma incidência inferior à média da cidade de POA no período, de 12,10 casos de sífilis congênita para cada mil nascidos vivos (PORTO ALEGRE, 2013).

 

Exposição ao HIV

Quanto aos dados de HIV, o distrito Cruzeiro apresentou o maior número de crianças expostas ao HIV na região GCC, conforme a tabela abaixo.

 

Tabela 1 – Tabela dos casos de crianças expostas ao HIV, nascidas em 2009 e encerramento do caso, mostrando a taxa de infecção do HIV por Distrito de Saúde de Porto Alegre.

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: SINAN/EVDT/CGVS/SMS;

* dados sujeitos a revisão

* o ano de 2009 teve a coorte encerrada em 2011

 

O distrito Cristal não está contido na tabela pois não apresentou nenhum caso de criança exposta ao vírus HIV.

 

Crianças em situação de rua

 

Gráfico 3 – Distribuição de crianças e adolescentes em situação de rua

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page