top of page

Gerência Distrital Glória.Cruzeiro.Cristal

Está localizada no bairro Santa Teresa, ocupando uma área na estrutura física do Centro de Saúde Vila dos Comerciários. O principal meio de deslocamento da população para acesso é o transporte coletivo, no que  o bairro é atendido pelas linhas  Cruzeiro, Pereira Passos, Santa Teresa, T3, Orfanotrófio e ainda  Lotação Alto Teresópolis.


É composta pelas regiões de Orçamento Participativo Glória (09), Cruzeiro (10) e Cristal (11). É responsável por 9 (nove) Unidades Básicas de Saúde, 19 (dezenove) Equipes de Saúde da Família e o Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CSVC). A comunidade se organiza através de associações de bairros, conselhos locais (Conselho da Glória, Santa Teresa, União de Vilas), Conselho Distrital de Saúde, Conselho Gestor do CSVC, Conselho Local de Saúde do PSF Nossa Senhora de Belém, e do PSF Rincão.

Breve Histórico

A Gerência Distrital de Saúde, atualmente Gerência Distrital Glória/ Cruzeiro/Cristal (GD GCC), tem suas origens a partir da II Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre, em 1996, cujo tema principal foi a Municipalização da Saúde no município. Ainda em 1996, Porto Alegre entrou na gestão semiplena do Sistema Único de Saúde, agregando diversos serviços pertencentes a esferas públicas Estadual e Federal. Naquele ano eram criadas seis Gerências Distritais, como conseqüência da descentralização da gestão de saúde pública municipal, dentre elas a Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal, responsável pelas regiões do Orçamento Participativo Glória, Cruzeiro e Cristal.


Durante o processo de municipalização houve uma grande mobilização e participação das comunidades, através de fóruns representativos, com atuação muito forte das associações de bairro e do Conselho Distrital de Saúde. O Município tinha na região os seguintes serviços próprios: US Cruzeiro do Sul, hoje US Cristal e US Tronco. No PAM 3, hoje Centro de Saúde Vila dos Comerciários, os serviços municipais instalados eram o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – PACS(que foi ocupado em 14.09.1981, por pressão da comunidade), Centro de Reabilitação, CAIS Mental, COAS E SAE. Foram municipalizadas as US Vila Cruzeiro, US Nonoai, US Primeiro de Maio e a US Glória, que contava com dois Postos Avançados, o PA Aparício Borges e o PA Alpes, que posteriormente tornaram-se unidades autônomas. Nesta época havia também um Posto Avançado, que era conveniado ao Hospital Mãe de Deus, o PA Vila Gaúcha, hoje UBS Vila Gaúcha.
 

Em setembro de 1996 foram implantados os primeiros Programas de Saúde da Família da GD4: PSF Santa Tereza, PSF Jardim Cascata e PSF Santa Anita. A área da abrangência da GD GCC tem por base a III Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre, que propôs haver uma compatibilização dos territórios dos Distritos de Saúde com as regiões do Orçamento Participativo, dos Conselhos Regionais de Assistência, dos Conselhos Tutelares, etc., modelo atualmente vigente.
 

Foi acordado um novo redesenho territorial onde o bairro Nonoai passou a pertencer para a atual GD Sul-Centro Sul e a GDGCC assumiu a responsabilidade pelo bairro Belém Velho. Houve então a necessidade da criação de mais 02 (duas) Gerências Distritais, ficando assim, a cidade dividida em 08 (oito) GDs, conforme as Áreas de Planejamento. A Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal tem 145.278 habitantes (IBGE 2000), representando 10.68% da população do município. Com área de 28,93 km², representa 6,07% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 20.443,13 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 5,2% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 7,4 salários mínimos.

A região Glória é composta pelos bairros: Belém Velho, Cascata e Glória.



Tem 45.135 habitantes, representando 3,32% da população do município. Com área de 18,19 km², representa 3,82% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 2.481,31 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 5,8% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 5,4 salários mínimos.

A região Cruzeiro é composta pelos bairros: Medianeira e Santa Tereza.



Tem 69.923 habitantes, representando 5,14% da população do município. Com área de 6,82 km², representa 1,43% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 6.814 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 6,2% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 7,3 salários mínimos.

A região Cristal é composta pelo bairro de mesmo nome.



Tem 30.220 habitantes, representando 2,22% da população do município. Com área de 3,92 km², representa 0,82% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 7.709,18 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 3,7 % e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 9,4 salários mínimos.

bottom of page